Incertezas no mercado fazem agricultores optarem por seguro de preço que protege custos sem travar o grão

Incertezas no mercado fazem agricultores optarem por seguro de preço que protege custos sem travar o grão

A agricultura tem exigido cada vez mais profissionalização para que o agricultor consiga chegar a um resultado satisfatório em meio a tantos riscos de se trabalhar com uma indústria a céu aberto. Além de um planejamento de safra extremamente bem sucedido que inclui insumos a preços competitivos, a comercialização dos grãos é uma preocupação recorrente antes mesmo das sementes tocarem ao chão. Isso porque a volatilidade do mercado e incertezas climáticas fazem com que o agricultor precise ter segurança para garantir o retorno mínimo do investimento nos custos de produção.

Por isso a modalidade de negociação conhecida como barter se popularizou tanto nos últimos anos. No começo, assegurar os custos da lavoura parecia o bastante, mas a crescente valorização no preço dos grãos fez o produtor muitas vezes se arrepender por não ter aumentado sua rentabilidade se tivesse negociado seus grãos em outro momento.

Diante desse cenário, qual seria o momento ideal para pensar na negociação dos grãos, em um mundo que nos últimos anos surpreendeu com as mais diversas variáveis que incluíram pandemia, guerra, alterações climáticas e mudanças no governo?

Para atender a esses anseios de forma inovadora, a Elo Agrícola criou o seguro de preço Invicto, uma ferramenta na qual o agricultor sempre ganha, já que apesar de ter os custos protegidos, ele continua sendo dono do seu grão.

Na prática, funciona assim: quando o produtor compra seus insumos com a Elo é feita uma negociação no valor do seu grão, considerando os custos da produção deste cliente. Apenas meses depois, quando o mercado já está mais definido é que o produtor define se o pagamento dos produtos será feito em grãos ou em dinheiro.

Ou seja: se o preço cair ou subir, cabe ao produtor decidir se continua a negociação inicial ou se vende o grão por um preço maior para outro comprador e paga os insumos em dinheiro.

Para o produtor rural Frederico Alves, a inovação traz tranquilidade. “Eu gosto muito dessa ferramenta. Ela traz segurança, onde eu posso escolher guardar os meus grãos e pagar o meu compromisso em reais ou eu posso entregá-lo (para a Elo). Posso ver como está o mercado. A gente tem que ter uma certa segurança para poder trabalhar tranquilo e preocupar com as outras coisas”, destaca o agricultor que tem lavoura na região de Bonópolis-GO.

O Invicto faz parte da estratégia de diferenciação da empresa, que já acumula 12 anos de experiência no AGRO e decidiu se posicionar desde o começo não apenas como uma revenda, mas sim como uma plataforma de soluções para o agricultor.